segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

ANGEL VIANNA




CURRÍCULO


Angel Vianna é referência no cenário da dança contemporânea e da consciência corporal, no Rio de Janeiro. Com Klauss Vianna criou uma escola, que hoje é também Faculdade.
Formou-se, simultaneamente em Música com o professor Francisco Masferrer; em Belas Artes pela Escola Guignard e em Ballet Clássico com o professor Carlos Leite.
O nome de Angel está associado a anos de experiência profissional em diferentes institutos e centros de estudos do país como bailarina, coreógrafa, professora e pesquisadora em Dança.
Com sua rica bagagem, Angel não se dedicou apenas ao seu "Centro de Estudos do Movimento e Artes", desenvolveu trabalhos em Universidades Públicas, Escolas, Teatros, Associações Profissionais, Centros Culturais, Áreas de Lazer, Circos, Instituições Científicas e Clínicas, onde transmite o seu processo interdisciplinar, desenvolvendo uma ação sem fronteiras.
Investe o seu tempo na produção de cidadãos livres. Esse importante trabalho vem sendo reconhecido pela sociedade e tem se revelado através de Homenagens, Condecorações e Prêmios, entre os quais destacam-se:

- Comenda da Ordem ao Mérito Cultural, inspirada na Ordem do Mérito Cultural na Classe de Cavaleiro, pela Presidência da República do Brasil, por suas relevantes contribuições à cultura brasileira , Decreto de 29 de outubro de 1999. Brasília, 4 de novembro de 1999.
- Diploma Orgulho Carioca, pela sua importância na vida cultural da Cidade do Rio de Janeiro, conferido pelo Prefeito do Município do Rio de Janeiro, em 4 de abril de 2000.
- Prêmio Mambembe 1996 - Pelo total da Obra.


FACULDADE ANGEL VIANNA – RJ

Fundada em 2001 por Angel Vianna, pioneira da dança contemporânea no Rio de Janeiro, a Faculdade Angel Vianna (FAV), sediada na Cidade do Rio de Janeiro, é uma instituição de educação superior isolada, de direito privado e com fins lucrativos.
A FAV surge com o back ground do Curso Técnico de Bailarinos, que existe desde 1983 e o Curso Técnico de Recuperação Motora e Terapia através da Dança, que teve sua primeira turma em 1990. As devidas modificações para a criação da licenciatura e bacharelado foram feitas, mantendo a excelência do ensino. Em 2005 foi criado o Setor de Pós Graduação, iniciando sua atividade com uma parceria com o Programa de Pós Graduação em Dança da UFBA, oferecendo o Curso de Pós Graduação Lato Sensu em Estudos Contemporâneos em Dança. Em 2007 amplia suas atividades criando dois cursos: Pós graduação Lato Sensu em Terapia através do movimento - corpo e subjetivação e a Pós Graduação em Estética do Movimento - dança, videodança e multimídia. Em 2009 iniciou o curso de Pós Graduação Lato Sensu em Formação de Preparador Corporal nas Artes Cênicas.
A Faculdade incentiva a pesquisa na área de dança e/ou correlatas e mantém atividades de extensão para a difusão do saber e dos conhecimentos relativos aos campos e áreas sobre os quais ministra cursos de extensão. As atividades de extensão são abertas aos que satisfaçam os requisitos exigidos em cada caso, destinam-se à divulgação de conhecimentos na área de dança ou afins e visam a uma melhor integração da comunidade e da Faculdade.

Proposta Educacional
A FAV tem se projetado no cenário brasileiro da formação em dança pela tradição e pela competência de seu corpo docente - composto por 53 professores inseridos no mercado da dança e pela presença ativa no estudo e na discussão das grandes questões artísticas. O rigor na produção do conhecimento, o compromisso com a sociedade e a qualidade de ensino são os pilares da proposta educacional da FAV.


Cursos de Pós Graduação Lato Sensu
O Programa de Pós Graduação Latu Sensu da Faculdade Angel Vianna mantém 3 cursos de pós graduação: Terapia através do movimento - corpo e subjetivação, Estética do Movimento - dança, videodança e multimídia e Pós Formação de Preparador Corporal nas Artes Cênicas. A FAV é pioneira nos seus três cursos, tornando-se assim um centro de referência na área do ensino superior da área de artes
Maiores informações em www.escolaangelvianna.com.br/novo/faculdade

A COMPASSOS CIA. DE DANÇAS - PE


A Compassos iniciou as suas atividades em 1990 com o objetivo de formar seus bailarinos, cujo preparo inclui até hoje aulas ministradas por professores, coreógrafos e diretores convidados de dança clássica, popular, contemporânea e de teatro, além de pilates, anatomia funcional (aulas teóricas), educação somática, improvisação em dança-teatro e capoeira.
Em 1997 foi indicada pelo SATED-PE (Sindicato dos Artistas e Técnicos em Diversão de Pernambuco), APACEPE (Associação dos Produtores de Artes Cênicas de Pernambuco) e Fundação de Cultura da Cidade do Recife para o Prêmio Destaque em Dança, pelo conjunto da obra.
No Janeiro de Grandes Espetáculos de 2000 recebeu quatro prêmios: três com o espetáculo ORATORIUM (melhor espetáculo, melhor figurino e melhor cenário) e o de melhor trilha sonora com a coreografia COMUNHÃO, ambos os trabalhos assinados por Raimundo Branco, diretor da companhia. Com ORATORIUM ainda cumpriu temporada em Belém (PA), João Pessoa e Campina Grande (PB), Aracaju (SE), São Paulo, Diadema, São Bernardo do Campo e Ribeirão Pires (SP), Rio de Janeiro (RJ), entre outras cidades.

Recebeu o Diploma de Construtores da Dança em Pernambuco, concedido pelo Conselho Brasileiro de Dança (CBDD) em 2005 e 2009.
Em 2005, realizou o projeto Compassos 15 anos – Debates e Oficinas, oferecendo três oficinas e seis debates para os artistas da cidade.
Já no ano de 2006 recebeu sete indicações (no Janeiro de Grandes Espetáculos) com o espetáculo EM ANEXO de Saulo Uchoa, conquistando cinco prêmios além de ter sido convidada para integrar o Projeto Dança Contemporânea do Centro de Pesquisa Apolo-Hermilo, onde manteve uma exposição em comemoração aos seus 15 anos de existência. EM ANEXO ainda cumpriu duas temporadas no Teatro Armazém e fez parte do Rosa dos Ventos, projeto de circulação de espetáculos do SESC pelas cidades do interior de Pernambuco (apresentando-se em Caruaru, Arcoverde, Garanhuns e Petrolina).
Nesses quase 20 anos de existência, a Compassos desenvolve diversas atividades artísticas como criação e apresentações de espetáculos de dança contemporânea, formação de bailarinos, debates e discussão sobre dança e áreas afins.

Maiores informações em www.compassosciadedancas.com.br/

O CURSO EM RECIFE

Da parceria entre a Faculdade Angel Vianna e a Compassos Cia. de Danças surge a Pós graduação em Dança - práticas e pensamentos do corpo, programada para iniciar em março de 2010.

Objetivo do curso

Este curso proporcionará o contato com diversas práticas e pensamentos corporais voltados pra a dança, com professores do nordeste e professores convidados de outros estados atuantes no mercado nacional, que buscarão apresentar princípios fundamentais que possibilitam o entendimento da dança como área de conhecimento. Ao mesmo tempo os alunos terão aulas de experimentação de várias técnicas de corpo, assim como disciplinas teóricas para complementar esta formação.

Objetivos gerais
- Promover a especialização de profissionais das artes do corpo (dança, performance e teatro) ou interessados em geral no aprofundamento e atualização da dança.
- Promover a formação continuada do profissional de dança, performance e teatro.
- Desenvolver e aprofundar os estudos do corpo a partir de recortes diferenciados e transversais das diferentes áreas, traduzidas e organizadas em núcleos.
- Aprimorar a formação de profissionais da dança no âmbito da pesquisa e do ensino.
- Integrar pesquisa teórica e prática, de modo a propiciar reflexões críticas de práticas artísticas e pedagógicas.
- Propiciar e atualizar o conhecimento teórico-prático do profissional que atua com o corpo.
- Favorecer e propiciar o desenvolvimento de atividades acadêmicas em parceria com instituições de ensino superior de dança no Brasil e exterior.
- Proporcionar a especialização de profissionais atuantes na dança que possuam graduações em outras áreas do saber.

Objetivos específicos
- Aprofundar os conhecimentos específicos da dança.
- Proporcionar base teórica e instrumentos práticos necessários para a atualização de profissionais: artistas e professores da dança no nordeste.
- Discutir os estudos contemporâneos do corpo visando ao aperfeiçoamento da prática e das reflexões teóricas.
- Integrar pesquisa e ensino da dança de modo a propiciar reflexão crítica de práticas pedagógicas.
- Desenvolver estudos em dança da dimensão didática.
- Pesquisar novos procedimentos cênicos para o corpo que dança, para o corpo que atua cenicamente e para o performer.
- Investigar e experimentar as novas dramaturgias do corpo.
- Atuar como pensadores-pesquisadores e não apenas como executores de uma obra.

Justificativa / Relevância da propostaAs demandas produzidas pelas transformações da área das artes na última década em todo o país, com abertura de novos cursos no campo das artes cênicas, ampliação e organização do mercado de trabalho, vem gerando a necessidade de maior aprimoramento dos profissionais. Há uma crescente procura pelos cursos formais nos níveis de graduação e pós-graduação, pois o mercado para profissionais formados apenas por cursos livres e técnicos de arte vem diminuindo a cada ano. Em especial no nordeste e no Recife, onde a dança iniciou o curso de graduação em 2009.1, foi percebido uma demanda de especialização para essa área e de aprofundamento profissional qualificado.
Muitos artistas atuantes no cenário da dança, teatro e performance (além dos egressos do curso de graduação em dança) vem solicitando a formalização/organização de atividades de capacitação mais específica na dança, uma disciplina da referida graduação, nos moldes de um curso de pós graduação lato sensu.
Em relação ao ensino superior a proposta de criação de um curso lato sensu em dança no estado de Pernambuco mostra-se relevante a partir da própria LDB e da nova proposta para o ensino superior já que ela se organiza em cursos seqüenciais, de graduação e de pós-graduação. As mudanças apontadas na LDB indicam que a formação do cidadão, no nível superior, não se encerra com a obtenção do título de graduado. O tempo destinado à graduação procura fornecer aos egressos uma formação mais generalista em termos de conteúdo, cabendo às especializações o aprofundamento do conhecimento. As especificidades de um curso de pós-graduação lato sensu permitem a definição do aprofundamento e o oferecimento de uma gama diversificada de linhas de atividades, com a participação conjunta de docentes da Região Nordeste e da Faculdade Angel Vianna.

* Não precisa ter experiência em dança para ingressar na Pós-Graduação.

Disciplinas
01 - Conscientização pelo Movimento (Método Angel Vianna)
02 - Improvisação
03 - Dança e Etnia
04 - Biomecânica do gesto
05 - Hibridismos culturais na Dança
06 - Teoria do Conhecimento
07 - História da Dança
08 - Corpo como Símbolo
09 - Danças Circulares
10 - Dança e inclusão
11 - Metodologia
12 - Pesquisa e Prática em dança
13 - Laban
14 - Processos Criativos (com coreógrafos convidados)
15 - Técnica Klauss Vianna
Orientação de Monografia
Professores:
Angel Vianna (doutora)
http://lattes.cnpq.br/8987716748353174
Arnaldo Siqueira (mestre) http://lattes.cnpq.br/0496931318985921
Daniela Amoroso (doutora) http://lattes.cnpq.br/7502274109504758
Eloisa Domenicci (doutora) http://lattes.cnpq.br/9652870444818895
Letícia Teixeira (mestra) http://lattes.cnpq.br/9331027603810355
Lineu Guaraldo (mestre) http://lattes.cnpq.br/4562978263052377
Maria Acselrad (mestre) http://lattes.cnpq.br/8545891392846673
Jorge Albuquerque (doutor) http://lattes.cnpq.br/9690956564589522
Valéria Vicente (mestra) http://lattes.cnpq.br/1898119758852206
Adriana Barros (especialista) http://lattes.cnpq.br/2147446144360008
Claudio Lacerda (especialista) http://lattes.cnpq.br/4836119863805532
Maria Eduarda Buarque (especialista)
Maria Paula Costa Rego (especialista)
Renata Camargo (especialista)
http://lattes.cnpq.br/2063987396477063
Ementas de algumas disciplinas:
Disciplina: Conscientização do movimento (Método Angel Vianna)Professora: Angel Vianna e Letícia Teixeira (RJ)
Angel é Doutora em Dança pela UFBA. Título: Notório Saber - o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFBA com base no art. 66, parág. único da Lei 9394/96 e na Resolução 03/01, concedeu este título fundamentando-se na constatação da relevância inconteste de sua atuação profissional e acadêmica, Ano de Obtenção: 2003. Possui graduação em Escola de Belas Artes - ex-Escola Guinard pela Universidade do Estado de Minas Gerais (1956), especialização em Anatomia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1959), especialização em Anatomia pela Universidade Federal da Bahia (1965), especialização em Cinesiologia pelo Rio de Janeiro (1966), especialização em Método de Ballet Clássico - Royal School of London pela Academia Dalal Achcar (1973), doutorado em Dança pela Universidade Federal da Bahia (2003), aperfeiçoamento em Ballet Clássico pela Ballet de Mibanas Gerais (1958), aperfeiçoamento em História da Dança pela Ballet de Mibanas Gerais (1958), aperfeiçoamento em Ballet Clássico pelo Belo Horizonte (1958), aperfeiçoamento em Danças de Caracter pela Ballet de Mibanas Gerais (1958), aperfeiçoamento em Curso de Piano e Elementos da Música pelo Belo Horizonte (1953), aperfeiçoamento em Dança Moderna pela Escola de Dança Nina Verchinina (1956), aperfeiçoamento em Ballet Clássico pela Academia Tatiana Leskova (1959), aperfeiçoamento em Ballet Clássico pela Academia Eugênia Feodorova (1959), aperfeiçoamento em Curso de Ioga pelo Belo Horizonte (1957), aperfeiçoamento em Literatura Clássica e Brasileira pelo Belo Horizonte (1958), aperfeiçoamento em Dança Afro pelo Rio de Janeiro (1959), aperfeiçoamento em Interpretação pelo Teatro Universitário de Minas Gerais (1960), aperfeiçoamento em Rítmica pelo Belo Horizonte (1960), aperfeiçoamento em Dança Moderna pela Escola de Dança da Bahia (1964), aperfeiçoamento em Curso de Elementos da Dança pela Escola de Dança da Bahia (1964), aperfeiçoamento em Curso de Forma-Espaço-Improvisação e Composição pela Escola de Dança da Bahia (1964), aperfeiçoamento em História das Artes pelo Rio de Janeiro (1966), aperfeiçoamento em Expressão Corporal pelo Conservatório Brasileiro de Música - Centro Universitário (1973), aperfeiçoamento em Didática Teórica da Expressão Corporal pela Buenos Aires (1973), aperfeiçoamento em Dança Moderna pela Academia Tatiana Leskova (1973), aperfeiçoamento em Eutonia pela Buenos Aires (1982) , aperfeiçoamento em Eutonia pela 0 (1974) , aperfeiçoamento em Dança Folclórica pelo Rio de Janeiro (1975) , aperfeiçoamento em Energia Profunda pelo Rio de Janeiro (1975) , aperfeiçoamento em Curso de Mímica pelo Rio de Janeiro (1976) , aperfeiçoamento em Bioenergética pelo Rio de Janeiro (1977) , aperfeiçoamento em Curso Internacional de Eutonia pelo Rio de Janeiro (1989) , aperfeiçoamento em Consciência do Movimento pelo Rio de Janeiro (1980) , aperfeiçoamento em Psicomotricidade e Laboratório Experimental pelo Rio de Janeiro (1982) e aperfeiçoamento em Níveis de Intervenção Psicomotora pelo Rio de Janeiro (1982) . Atualmente é Fundadora, Mantenedora e Diretora do Núcleo Coreográfico Teatro do Movimento, Diretora da Faculdade da Faculdade Angel Vianna, Presidente do Instituto de Pesquisa Arte Corpo e Educação Angel Vianna, Diretor e Mantenedor da Escola Angel Vianna e Secretária de Cultura da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Artes , com ênfase em Dança.

Letícia possui mestrado em Artes Cênicas pela UFRJ (2008), graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985), especialização em Educação Psicomotora pelo Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação (1995), curso-tecnico-profissionalizante em Técnico de Formação de Bailarino Contemporâneo pela Escola Angel Vianna (1983), aperfeiçoamento em Curso Intensivo de Arte na Educação pela Escolinha de Arte do Brasil (1980) e aperfeiçoamento em Formação de Professores de Filosofia para Crianças pelo Centro Brasileiro de Filosofia Para Crianças (1985) . Atualmente é Professora da Faculdade Angel Vianna. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Dança. Atuando principalmente nos seguintes temas: Angel Vianna e Abordagem corporal.
EMENTA: A conscientização do movimento é um trabalho corporal proposto por Angel Vianna, que visa despertar o estado de ser/corpo exigindo de seu dono: prontidão, escuta e presença. Esse curso pretende explorar, na vivência, a noção de espaço tanto pela referência interna (o contato consigo) quanto pela referência externa (o contato com o outro). A investigação se dará por meio da absorção de posturas, nas relações de contato, pelas cavidades internas e pela interação com o “entre”, isto é, no encontro entre a percepção do fora (espaço externo) e do dentro (espaço interno).

Disciplina: Biomecânica do Gesto I
Professora: Renata Camargo (SP)
É mestranda em PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO-NUPESC-FAESC-ISLA, Portugal. Fisioterapeuta no Studio de Danças e professora da Universidade Salgado de Oliveira-Recife, professora de curso de pós-graduação do centro universitário São Camilo - CE, professora de curso de pós graduação da Faculdade Redentor-RJ.-Recife. Tem experiências nas áreas de Fisioterapia, teatro e dança. Como fisioterapeuta o enfoque é para a terapia manual, com habilidades em RPG e Osteopatia. Com teatro e dança trabalha como dançarina, e também com direção corporal e pesquisas de linguagem cênica.
EMENTA:
Bases da biomecânica, eixos e planos. Equilíbrio: verticalidade e globalidade. Cadeias osteoarticulares, miofasciais e morfocomportamentais estática e dinâmica.
A coordenação motora: bases da coordenação motora, sistemas de movimento reto e cruzado, movimento global do tronco. Membros inferiores e superiores: constituição do conjunto


Disciplina: Dança e Etnia
Professora: Daniela Amoroso (BA)
Doutoranda do programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia – UFBA. Realiza sua pesquisa de doutorado sobre o samba-de-roda de Cachoeira e São Felix. Recentemente participou do Programa Erasmus Mundus, como conferencista convidada, nas universidades de Paris 8 Saint Denis, Nice Antipolis e Bruxelas (ULB).
EMENTA:
A disciplina Dança e Etnia tem como objetivo entender a dança em diferentes contextos culturais, assim como sua importância enquanto expressão da identidade humana. Etnia, Cultura e Corpo são as idéias–chave da composição teórica dessa disciplina que propõe o diálogo com a etnocenologia no qual a história e o envolvimento pessoal do aluno, leituras, pesquisa de campo e práticas corporais compõem a metodologia do aprendizado.

Disciplina: ImprovisaçãoProfessor: Lineu Gabriel Guaraldo (SP) Bacharel em Ciências Sociais-Antropologia pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), Mestre pelo Programa de Pós- Graduação em Artes-Unicamp. Investiga as potencialidades técnicas e expressivas de manifestações populares, em especial o cavalo marinho e o maracatu rural, manifestações da Zona da Mata Norte pernambucana.Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Dança, atuando principalmente nos seguintes temas: dança, teatro e cultura popular.
EMENTA: O curso possui caráter prático e tem por objetivo oferecer aos participantes uma vivência profunda de conexão com suas subjetividades. Através da dilatação das percepções e da capacidade de escuta, pretende-se que os alunos descubram uma maneira expressiva e singular de se colocar em criação. Será proposto um mergulho em memórias musculares afetivas para a construção de uma presença cênica e uma escuta interior essenciais para aqueles que pretendem trabalhar o corpo de uma maneira criativa.
Hibridismos culturais na dança – mestiçagem e os paradigmas locais
Professora: Eloisa Domenici (BA)
Profa. Doutora do Instituto Interdisciplinar de Humanidades, Artes e Ciências (IHAC) da UFBA, Artista da dança, pesquisadora das chamadas danças populares brasileiras há mais de duas décadas, líder do Grupo de Pesquisa Corpo Brincante – Estudos Contemporâneos das Danças Populares, cadastrado no CNPq, docente do corpo permanente do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC) da UFBA, orienta projetos de pesquisa sobre mestiçagem na dança contemporânea.
EMENTA:
Teoria da Mestiçagem e sua pertinência na produção de dança contemporânea; Processo civilizatório da América Latina e novas epistemologias de pesquisa; Antropofagia cultural - Incorporação material do alheio como tática produtiva em dança; o Barroco como traço cultural; Corpo como operador de mestiçagem.

Disciplina: O corpo como símbolo
Professora: Maria Eduarda Buarque (PE)
Pós-graduanda em Psicologia Clínica, foco em Bioenergética, no Libertas. Coreógrafa, Terapeuta Corporal e Psicóloga. Formada pelo Laban Center for Movement and Dance, Londres/ UK, 1992-1993, no Professional Diploma in Dance Studies e no Método Rolf de Integração Estrutural pela Guild for Structure Integration.
EMENTA: O símbolo como representante visível do invisível, expressão possível do desconhecido. O corpo, sua estrutura e função como portais de acesso ao mundo simbólico.
Disciplina: Prática e Pesquisa em Dança – um olhar antropológico sobre o corpo em movimento
Professora: Maria Alcserald (SP)
Mestre em Sociologia e Antropologia pelo PPGSA-IFCS/UFRJ, especialista em Etnomusicologia pelo Depto.de Música/UFPE. Dançarina, coreógrafa e pesquisadora do movimento. Integrou a Cia. de Dança Paula Nestorov (RJ), de 1996 a 2002. Desde então, desenvolve processos de criação em dança, no Recife/PE, com base em pesquisa sobre as possíveis relações entre a dança e a música, no contexto das culturas populares e tradicionais
EMENTA: A dança é um fenômeno cultural que assume formas e significados variados, de acordo com o seu contexto de origem e realização. Experiência humana significativa, presente em todas as sociedades e períodos históricos, a dança faz parte da herança cultural de um povo. Articula diferentes formas de expressão e visões de mundo. Por tudo isso, a dança é boa para pensar. Mas para compreendê-la como experiência trans-cultural é fundamental observá-la e interpretá-la a partir do lugar onde ela adquire valor e significado. Compreender a dança, com base numa concepção de história linear e universal contribui para a reprodução de uma perspectiva arraigada em pressupostos evolucionistas e etnocêntricos. Esta disciplina pretende se valer de conceitos, temas, questões e métodos utilizados pela antropologia que possibilitem a construção de um novo olhar sobre o corpo em movimento. A antropologia do corpo é um ramo da antropologia, mais particularmente dedicado à investigação das questões concernentes à corporeidade humana como matéria de símbolo e objeto de representações do imaginário coletivo. Lembrando-nos de que as ações que constituem a vida cotidiana, das mais particulares até as mais públicas, são construídas a partir da elaboração de uma faculdade perceptiva e cognitiva que nos permite ver, escutar, sentir, tocar, saborear e atribuir significados precisos ao mundo que nos cerca, o corpo é compreendido como o eixo de relação com o mundo. Perguntar-se sobre o corpo significa entrar em contato com um sistema, um conjunto, uma coletividade. Ao longo da disciplina, diferentes concepções de corpo e seus respectivos contextos, serão abordados de forma prática e teórica, com base em observação, registro e interpretação. Ao fornecer as bases para a construção de uma visão crítica das diferentes abordagens sobre o corpo, esta disciplina pretende promover uma reflexão sobre as diversas práticas de dança em diálogo com processos de pesquisa e criação coreográfica.
Disciplina: Laban – Estudos coreológicos
Professor: Cláudio Lacerda
Possui o Professional Diploma in Dance Studies (1997-98) e o Independent Study Programme Certificate(1998-99), ambos do Laban Centre for Movement and Dance, Londres. Bacharel em Dança pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008). Tem experiência em Dança como coreógrafo, bailarino, professor e pesquisador.
EMENTA: A disciplina tem por base os Estudos Coreológicos, idealizados por Rudolf Von Laban, nos quais analisou, desenvolveu e teorizou sobre as estruturas do movimento: Espaço, Ações, Corpo, Relações e Dinâmica. Os objetivos da disciplina são oferecer instrumentos para o artista cênico conhecer o seu potencial de movimento, escondido durante a vida cotidiana e/ou por vícios de trabalho, e poder falar e articular sobre movimento e dança, otimizando a comunicação entre os artistas que utilizam o movimento, contribuindo para fazer a ligação entre a intenção interna e a atitude externa o mais fiel possível. Visa também possibilitar uma maior conscientização do que envolve a dança e/ou movimento expressivo, dando maior suporte para que a intuição e a inspiração artísticas sejam maximizadas. A disciplina é teórica/ prática e necessita da contribuição físico-intelectual de cada aluno.

DIVERSOS