segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

ANGEL VIANNA




CURRÍCULO


Angel Vianna é referência no cenário da dança contemporânea e da consciência corporal, no Rio de Janeiro. Com Klauss Vianna criou uma escola, que hoje é também Faculdade.
Formou-se, simultaneamente em Música com o professor Francisco Masferrer; em Belas Artes pela Escola Guignard e em Ballet Clássico com o professor Carlos Leite.
O nome de Angel está associado a anos de experiência profissional em diferentes institutos e centros de estudos do país como bailarina, coreógrafa, professora e pesquisadora em Dança.
Com sua rica bagagem, Angel não se dedicou apenas ao seu "Centro de Estudos do Movimento e Artes", desenvolveu trabalhos em Universidades Públicas, Escolas, Teatros, Associações Profissionais, Centros Culturais, Áreas de Lazer, Circos, Instituições Científicas e Clínicas, onde transmite o seu processo interdisciplinar, desenvolvendo uma ação sem fronteiras.
Investe o seu tempo na produção de cidadãos livres. Esse importante trabalho vem sendo reconhecido pela sociedade e tem se revelado através de Homenagens, Condecorações e Prêmios, entre os quais destacam-se:

- Comenda da Ordem ao Mérito Cultural, inspirada na Ordem do Mérito Cultural na Classe de Cavaleiro, pela Presidência da República do Brasil, por suas relevantes contribuições à cultura brasileira , Decreto de 29 de outubro de 1999. Brasília, 4 de novembro de 1999.
- Diploma Orgulho Carioca, pela sua importância na vida cultural da Cidade do Rio de Janeiro, conferido pelo Prefeito do Município do Rio de Janeiro, em 4 de abril de 2000.
- Prêmio Mambembe 1996 - Pelo total da Obra.


FACULDADE ANGEL VIANNA – RJ

Fundada em 2001 por Angel Vianna, pioneira da dança contemporânea no Rio de Janeiro, a Faculdade Angel Vianna (FAV), sediada na Cidade do Rio de Janeiro, é uma instituição de educação superior isolada, de direito privado e com fins lucrativos.
A FAV surge com o back ground do Curso Técnico de Bailarinos, que existe desde 1983 e o Curso Técnico de Recuperação Motora e Terapia através da Dança, que teve sua primeira turma em 1990. As devidas modificações para a criação da licenciatura e bacharelado foram feitas, mantendo a excelência do ensino. Em 2005 foi criado o Setor de Pós Graduação, iniciando sua atividade com uma parceria com o Programa de Pós Graduação em Dança da UFBA, oferecendo o Curso de Pós Graduação Lato Sensu em Estudos Contemporâneos em Dança. Em 2007 amplia suas atividades criando dois cursos: Pós graduação Lato Sensu em Terapia através do movimento - corpo e subjetivação e a Pós Graduação em Estética do Movimento - dança, videodança e multimídia. Em 2009 iniciou o curso de Pós Graduação Lato Sensu em Formação de Preparador Corporal nas Artes Cênicas.
A Faculdade incentiva a pesquisa na área de dança e/ou correlatas e mantém atividades de extensão para a difusão do saber e dos conhecimentos relativos aos campos e áreas sobre os quais ministra cursos de extensão. As atividades de extensão são abertas aos que satisfaçam os requisitos exigidos em cada caso, destinam-se à divulgação de conhecimentos na área de dança ou afins e visam a uma melhor integração da comunidade e da Faculdade.

Proposta Educacional
A FAV tem se projetado no cenário brasileiro da formação em dança pela tradição e pela competência de seu corpo docente - composto por 53 professores inseridos no mercado da dança e pela presença ativa no estudo e na discussão das grandes questões artísticas. O rigor na produção do conhecimento, o compromisso com a sociedade e a qualidade de ensino são os pilares da proposta educacional da FAV.


Cursos de Pós Graduação Lato Sensu
O Programa de Pós Graduação Latu Sensu da Faculdade Angel Vianna mantém 3 cursos de pós graduação: Terapia através do movimento - corpo e subjetivação, Estética do Movimento - dança, videodança e multimídia e Pós Formação de Preparador Corporal nas Artes Cênicas. A FAV é pioneira nos seus três cursos, tornando-se assim um centro de referência na área do ensino superior da área de artes
Maiores informações em www.escolaangelvianna.com.br/novo/faculdade

2 comentários:

  1. Bom dia,

    Gostaria de saber algum telefone ou e-mail para me informar melhor sobre a pós, pois estou interessada em fazer. Sou de João Pessoa, PB.

    Grata pela informação,
    Joyce Barbosa
    (joyce.barbosa@gmail.com)

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de receber informações sobre a pós.

    ResponderExcluir