segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

A COMPASSOS CIA. DE DANÇAS - PE


A Compassos iniciou as suas atividades em 1990 com o objetivo de formar seus bailarinos, cujo preparo inclui até hoje aulas ministradas por professores, coreógrafos e diretores convidados de dança clássica, popular, contemporânea e de teatro, além de pilates, anatomia funcional (aulas teóricas), educação somática, improvisação em dança-teatro e capoeira.
Em 1997 foi indicada pelo SATED-PE (Sindicato dos Artistas e Técnicos em Diversão de Pernambuco), APACEPE (Associação dos Produtores de Artes Cênicas de Pernambuco) e Fundação de Cultura da Cidade do Recife para o Prêmio Destaque em Dança, pelo conjunto da obra.
No Janeiro de Grandes Espetáculos de 2000 recebeu quatro prêmios: três com o espetáculo ORATORIUM (melhor espetáculo, melhor figurino e melhor cenário) e o de melhor trilha sonora com a coreografia COMUNHÃO, ambos os trabalhos assinados por Raimundo Branco, diretor da companhia. Com ORATORIUM ainda cumpriu temporada em Belém (PA), João Pessoa e Campina Grande (PB), Aracaju (SE), São Paulo, Diadema, São Bernardo do Campo e Ribeirão Pires (SP), Rio de Janeiro (RJ), entre outras cidades.

Recebeu o Diploma de Construtores da Dança em Pernambuco, concedido pelo Conselho Brasileiro de Dança (CBDD) em 2005 e 2009.
Em 2005, realizou o projeto Compassos 15 anos – Debates e Oficinas, oferecendo três oficinas e seis debates para os artistas da cidade.
Já no ano de 2006 recebeu sete indicações (no Janeiro de Grandes Espetáculos) com o espetáculo EM ANEXO de Saulo Uchoa, conquistando cinco prêmios além de ter sido convidada para integrar o Projeto Dança Contemporânea do Centro de Pesquisa Apolo-Hermilo, onde manteve uma exposição em comemoração aos seus 15 anos de existência. EM ANEXO ainda cumpriu duas temporadas no Teatro Armazém e fez parte do Rosa dos Ventos, projeto de circulação de espetáculos do SESC pelas cidades do interior de Pernambuco (apresentando-se em Caruaru, Arcoverde, Garanhuns e Petrolina).
Nesses quase 20 anos de existência, a Compassos desenvolve diversas atividades artísticas como criação e apresentações de espetáculos de dança contemporânea, formação de bailarinos, debates e discussão sobre dança e áreas afins.

Maiores informações em www.compassosciadedancas.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário